terça-feira, 22 de junho de 2010

É possível ao CRENTE perder a SALVAÇÃO?

Antes de começarmos esse estudo, reflita sobre o tema e procure responder a pergunta proposta: é possível o crente perder a salvação ?
Trata-se certamente de um tema excitante e que costuma gerar calorosos debates, mas que é também de extrema importância para a base espiritual de cada um de nós e da igreja.
Devido a uma forte influência ecumênica que tem pairado sobre nossas igrejas, é cada vez mais comum ouvirmos frases como "e se Jesus voltasse hoje, você iria para o paraíso?" dirigidas aos crentes em Cristo!
Para sabermos se é possível alguém convertido perder a salvação, devemos buscar respostas na Palavra de Deus.

Jesus Cristo é a nova, última e suficiente aliança de Deus com os homens:


(HB 8:8) "Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,"

(HB 12:24) "E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel."

Mas não foi a primeira... já houve outros pactos, vejamos:


(GN 9:11) "E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra."

(GN 9:13) "O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra."

(GN 9:14) "E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens."

(GN 9:15) "Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne."

(GN 17:2) "E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente."

(GN 17:3) "Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:"

(GN 17:4) "Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações;"

Como podemos observar, Deus cumpre as alianças que faz. O atuar de Deus não é vinculado ao do homem, porque Deus é perfeito e não é como o homem, que usa de infidelidade:

(2TM 2:13) "Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo."

Já sabemos que a fidelidade perfeita de Deus é a garantia do cumprimento exato da sua palavra e suas alianças. Vejamos o acaso específico da maior de todas as alianças: Jesus.

O propósito da vinda de Jesus ao mundo foi a de conceder salvação. Esse fato está claro no versículo que é a síntese da Bíblia:



(JO 3:16) "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

A vida eterna que Jesus nos dá não é pelo nosso merecimento. Ao contrário, nada merecemos de Deus senão a sua justiça, mas pela Graça, ou seja, PRESENTE IMERECIDO, recebemos do Senhor a salvação:

(EF 2:5) "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),"

(EF 2:8) "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus."

(EF 2:9) "Não vem das obras, para que ninguém se glorie;"

A questão é: quando recebemos a Salvação? Quando somos batizados? Quando morremos? Quando somos julgados? A Bíblia nos ensina que somos salvos a partir do momento em que aceitamos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas. Esse momento precioso conhecido como "conversão". É aí que marca o início da vida eterna. O que vem após a conversão é a "santificação", que é o aperfeiçoamento do homem, na vida segundo os ensinos do Senhor. Vejamos os textos abaixo:


(JO 3:36) "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece."

(JO 5:24) "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."

(JO 6:44) "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna."

(JO 6:51) "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia."

(1JO 5:12) "Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida." (GRIFEI)

É forçoso notar que em todos os versículos acima o tempo do verbo está no presente "tem a vida" e não no futuro. De sorte que, como já dito, recebemos a salvação no momento da conversão. É na conversão que aceitamos o pacto do Senhor em Jesus. Deus não volta atrás em suas alianças, de forma que só isso bastaria para entendermos que o convertido não perde salvação.
Entretanto, a Palavra de Deus nos concede mais textos, com riqueza de detalhes, para dirimir qualquer dúvida que possa restar sobre tal assunto:


(JO 6:34) "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora."

O Senhor jamais nos lançará fora, até porque no momento em que o aceitamos, estaremos com nossa espiritualidade completa, exercitando ao máximo o vocábulo "religião", que significa "religar - religar a Deus". Isso só é possível através de Jesus:


(JO 6:32) "E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede."

(IS 49:10) "Nunca terão fome, nem sede, nem o calor, nem o sol os afligirá; porque o que se compadece deles os guiará e os levará mansamente aos mananciais das águas."

(JO 4:14) "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna."

Outro motivo pelo qual o Senhor nosso Deus não retira do crente a salvação, é porque através de Jesus somos feitos FILHOS DE DEUS:


(JO 1:12) "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;" (RM 8:14) "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus." (GL 3:26) "Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus." (1JO 3:1) "VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele."

Você renegaria um filho? Muito menos DEUS assim o faz. Ele nos recebe como filhos no momento de nossa conversão, e é nessa situação - de filho de Deus - que permaneceremos para todo o sempre.
Algumas vezes nós nos cumprimentamos com "a paz do Senhor", sem notarmos que essa paz é mais uma confirmação de que a salvação é um presente que jamais será tomado de nós.
Afinal, a Palavra nos ensina que a paz que Jesus dá não é qualquer paz, como a do mundo. É uma paz sublime, intensa, grandiosa, que só a tem quem é possuidor da certeza de salvação. Como poderíamos viver em absoluta paz espiritual, sem sabermos para onde iremos no dia de nossa chamada à presença de Deus? Não, essa paz é sinônimo de segurança em Cristo, de certeza da salvação, Aleluia!


(JO 14:27) "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."

Finalmente, há mais um motivo para que o convertido não perca a salvação: o selo do Espírito Santo.
Quando Jesus ascendeu aos céus, ele nos deixou o Espírito Santo - terceira pessoa da Trindade - para nos abençoar, nos guiar, convencer e converter. Entretanto, há ainda uma outra função do Espírito: Ele é o selo que marca o convertido. Ele é o penhor, que garante a volta de JESUS para nos buscar!



(EF 1:13) "Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa."

(EF 1:14) "O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória."

(EF 4:30) "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção."

(2CO 1:22) "O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações."

(2CO 5:5) "Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito."

Os irmãos sabem o que o contrato de penhor, não é? É aquele contrato onde as pessoas se dirigem à uma agência bancária autorizada, retiram uma quantia como empréstimo, e deixam alguma jóia como garantia. A jóia é a garantia do pagamento da dívida. Da mesma forma fez o bondoso Deus. Ele deixou a si próprio (na pessoa do Espírito Santo) como penhor, como garantia, de sua volta para nos buscar.
Mas é inevitável a pergunta: "e se a pessoa de desviar, ela vai continuar salva?"
Essa pergunta é porque temos o hábito de achar que todos os que são membros de uma igreja são convertidos. Infelizmente não são. Há pessoas que estão na igreja pelos mais diversos motivos: gostam de cantar, acham a companhia agradável; é fácil fazer amizades, etc., mas ainda não são convertidos! Essas pessoas, que nunca foram salvas, não vão perder a salvação, porque ninguém perde o que nunca teve!


(MT 7:21) "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus." (MC 7:6) "E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim;" (TT 1:16) "Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra."

Entretanto, há aquelas pessoas que realmente são convertidas. O Espírito Santo habita nelas. Elas são salvas. Se por um acaso se afastarem da igreja, com certeza não perderão a salvação, mas sim o Senhor as trará de volta, arrependidas, pois Ele é fiel e justo para perdoar os pecados.


(1JO 1:9) "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça."

Vale lembrar que na Cruz do Calvário, Jesus pagou TODOS os nossos pecados, ou seja, aqueles que foram praticados até a nossa conversão, e aqueles que infelizmente haveremos de praticar até o fim de nossa vida na terra.
Isso em momento algum deve servir para acharmos que devemos pecar livremente, porque aquele que conhece a Jesus não age assim. O crente peca, involuntariamente, sentindo logo em seguida a gravidade do erro que cometeu, e roga o perdão do Senhor. O convertido não se sente a vontade vivendo no pecado, porque as trevas não podem subsistir juntamente com a luz do Espírito Santo que nele faz morada.
Assim irmãos, certos da salvação que nos foi dada pela Graça em Cristo Jesus, aguardemos em paz - e sem temor, nem terror - o dia da nossa chamada.


(HB 10:23) "Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu."

Que DEUS nos abençoe abundantemente. Adenauer P. Sampaio 06/12/98


FONTE:http://www.solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/PodeOCrentePerderSuaSalvacao-Adenauer.htm

sexta-feira, 18 de junho de 2010

TEOLOGIA - Doutrina de Deus

Objetivo: Provar a existência de Deus.

A – Introdução

É muito mais fácil falar de Jesus e do Espírito Santo do que da pessoa do Pai, uma vez que o chamamos de Deus. Difícil pois quando afirmarmos que Deus é um teremos de dizer que ao mesmo tempo é três. Veja que dissemos é e não são três. [...] vejamos o seguinte:

B – Argumentações quanto a existência de Deus


* Cosmológico – O Universo existe, logo pressupõe-se a existência de um criador deste universo. Este criador é Deus
* Do Movimento – O Universo está em constante movimento, porém nada se move a si próprio. Portanto faz-se necessário a existência de uma “força” que mova o universo e esta força é Deus
* Da possibilidade e da necessidade – No universo todas as coisas estão intrinsecamente ligadas por relações de dependência uma das outras. Porém uma rede com ligações infinitas é impossível. Logo há um ser que controla estas ligações. Este ser é Deus
* Teleológico – A palavra grega Telos quer dizer fim. Existe claramente observável um propósito, uma finalidade no universo. Logo pressupõe-se a existência de Deus como o seu planejador.
* Antropológico – O ser humano é um ser moral e inteligente com instinto religioso. Logo deve haver um Ser moral e inteligente que o tenha criado. Este ser é Deus
* Ontológico – “Premissa maior: O ser humano tem a idéia de um ser infinito e perfeito. Premissa menor: A existência é uma parte necessária da perfeição. Conclusão: existe um ser infinito e perfeito” – Teologia em quadro, H. Wayne House, ed. Vida. Este ser é Deus.

Existem outros argumentos, mas vamos ficar por aqui.

C – Os Atributos de Deus

Aquilo que é próprio ou peculiar a alguém ou alguma coisa. Com relação a Deus, divide-se os atributos em:

Atributos Incomunicáveis – ou imanentes – São aqueles que só Deus possui:

* Simplicidade – Deus é não composto, indivisível
* Eternidade – Não tem princípio nem fim
* Onisciência – Conhecimento do passado, presente e futuro acerca de tudo e todos
* Onipotência – Poder absoluto
* Onipresença – presente em todo lugar ao mesmo tempo
* Soberania – Governo supremo. Acima de tudo e de todos
* Unidade – Deus é um
* Imutabilidade – Deus não muda em sua natureza e caráter

Atributos Comunicáveis – são aqueles que percebemos existir também no ser humano, em escala menor.

* Bondade
* Amor
* Justiça
* Verdade
* Liberdade
* Santidade
* Retidão


D – Os nomes de Deus

Ao contrário do que afirma a muito conhecida Testemunhas de Jeová, sabemos que este não é o único nome de Deus.

Na verdade, não sabemos dizer se Deus tem “um nome”, mas nós o conhecemos pelos nomes que Ele se permitiu chamar, ou muitas vezes, pelos nomes que foram dados a Ele pelos autores bíblico.

O nome Jeová e uma forma portuguesa da tradução de Ex 314-15. O hebraico antigo não possuía vogal e ali aparece o que se chama de tetragrama YHWH. Juntando-se as vogais de Adonai, forma-se YAHWEH. A tradução, conforme nos mostra o texto é EU SOU O QUE SOU. Porém, nas nossas Bíblias Almeida ele é traduzido por Senhor, com “s” maiúsculo. Na Bíblia na linguagem de hoje como O Eterno. Na Bíblia de Jerusalém como Iahveh.

A pronuncia correta deste tetragrama perdeu-se no tempo, devido aos judeus evitarem pronunciá-lo pelo seu zelo excessivo.

Com certeza você já ouviu estes nomes em alguma canção por ai, mas listamos aqui os principais:

* Jeová Jireh, O Senhor Proverá – Gn 22.8-14
* Jeová Nissi, O Senhor é nossa bandeira – Ex 17,15
* Jeová Shalom, O Senhor nossa paz – Jz 6.24
* Jeová Sabaoth, O Senhor dos Exércitos – 1 Sm 1,3
* Jeová Mecadeshém, O Senhor que santifica – Ex 31,13
* Jeová Raah, O Senhor é meu pastor – Sm 23.1
* Jeová Tsidkenu, O Senhor justiça nossa – Jr 23.6
* Jeová El Gemonah, O Senhor que retribui – Jr 51.56
* Jehová Nakeh, O Senhor que fere – Ez 7.9
* Jehová Shamá, O Senhor está presente – Ez 48,35
* Jehová Rafa, O Senhor que cura – Ex 15,26
* Jehová Eloim, O Senhor, O poderoso – Jz 5,3
* Adonai – Senhor – Ex 4.10
* Elohim – O Poderoso. Plural de El – Gn 1.1
* El Elion – Altísimo – Nm 24,16
* El Roi – O poderoso vê – Gn 16.13
* El Sadday – O Todo Poderoso vários salmos

E – Revelação de Deus

Existem dois modos pelos quais Deus se revela.

a) Revelação Natural – É a revelação que Deus dá de sim mesmo a todos os homens. É a revelação de sua grandeza e glória, manifestada através de sua criação, como nos mostra Romanos 1. Está revelação é suficiente para a condenação e pode ser defendida pelos argumentos Cosmológico, Teleológico e Antropológico.

b) Revelação Especial – Também destinada a todos porém dada a poucos. Esta revelação manifesta a Graça de Deus e é suficiente para a Salvação. Foi manifestada pelos seus servos e agora pela Igreja.

Autor: Pr. Vinícius
FONTE:http://www.pastorbatista.com.br/j15/index.php?option=com_content&view=article&id=58:teologia&catid=40:doutrinas-biblicas&Itemid=93

terça-feira, 15 de junho de 2010

Tricotomia (Espirito, Alma e Corpo)

Espírito, Alma e Corpo – Tricotomia


O HOMEM É UM ESPÍRITO, QUE POSSUI UMA ALMA QUE HABITA EM UM CORPO.

A Bíblia é muito clara em dizer que há uma grande diferença entre alma e espírito

Tricotomia:

Alma no hebraico: nephesh
Alma no grego: psyche

espírito no hebraico: ruah
espírito no grego: pneuma

”E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1ª Tess 5:23

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12

“Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;” Lucas 1:46,47

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gênesis 2:7

“E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.” Gênesis 1:20,21

Deus criou os animais sem soprar em suas narinas e os chamou de "répteis de alma vivente"(criaturas que vivem e se movem). Diferentes do homem que recebeu o fôlego diretamente de Deus. Os seres humanos possuem portanto algo que veio diretamente da substancia de Deus.

Em Isaias 26:9 o profeta Inspirado por Deus nos mostra que a alma está ligada aos sentimentos, e o espírito é o elemento vital de comunicação com Deus.

“Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça.” Isaías 26:9

Conforme Eclesiastes 12:7 o pneuma=espirito não desce à sepultura. Ele é parte inerente ao homem sim, mas não o é do corpo sem vida, na morte há uma separação conforme os versículos expostos acima.

“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” Eclesiastes 12:7

1) O corpo nos dá a consciência do mundo material.

2) A alma da ao homem a consciência de si mesmo, sabe que é uma personalidade.

3) O espírito nos dá consciência de Deus. Ele nos relaciona com Deus na oração adoração, comunhão, (com o mundo espiritual).

O Ser Humano é então formado de:

Parte Material: Corpo

Parte Imaterial: espirito e alma.

Homem exterior: corpo e alma.
"pois alma se expressa no mundo através dos cinco sentidos."

Homem interior: espírito

Isto é Tricotomia Bíblica!

Querer dizer o contrário em relação à constituição do SER homem, é jogar com as palavras e brincar com a Bíblia, pois os textos expostos acima estão muito claros.

Autor: Pr. Rodrigo M. de Oliveira
FONTE:http://www.atosdois.com.br/print2.php?codigo=3688

sexta-feira, 4 de junho de 2010

CRISTOLOGIA, a Doutrina sobre Jesus, O CRISTO

1- SUA [plena] DIVINDADE
Jesus Cristo sempre foi (e é, e sempre será) plena e verdadeiramente o Deus, um dos 3 membros da Santa Tri-Unidade

Ele é chamado Deus, nas Escrituras

Isaías 9:6; Mateus 1:23; John 1:1; John 20:28; Colossenses 2:9; Titus 2:13; Hebreus 1:8

Ele tem os atributos ou qualidades de Deus:

Ele é eterno ~Isaías 9:6; Miquéias 5:2
Ele é onisciente ~ (sabe todas as coisas) John 16:30: John 21:17
Ele é onipotente ~ (é todo poderoso) John 1:3; Colossenses 1:16-18
Ele é onipresente ~ (está simultaneamente presente em todos os locais) Mateus 18:20; Colossenses 1:27
Ele é a verdade ~ John 14:6

Jesus Cristo foi um ser espiritual [sem corpo físico] antes de Seu nascimento físico de uma virgem chamada Maria, em Belém; tornou-se um [pleno e real] ser humano (cumprindo profecias bíblicas) na "semelhança de homens", mas, simultaneamente, continuou existindo como Deus, retendo Sua plena divindade.

Isaías 7:14; Miqueias 5:2; Mateus 1:18-25; Romanos 8:3; Gálatas 4:4; Filipenses 2:5-8; Hebreus 10:5

2. SUA [perfeita] HUMANIDADE
Sua humanidade foi descrita e demonstrada nas Escrituras quando elas dizem:


Ele cresceu ~ Luke 2:52;
Ele chorou ~ John 11:35;
Ele sofreu sede ~ John 19:28;
Ele esteve cansado ~ John 4:6;
Ele trabalhou até Seu limite do cansaço físico ~ Mark 6:3;
Ele teve [e tem] ossos ~ John 19:33-3;
Ele morreu ~ 1 Corinthians 15:3;
Ele foi sepultado ~ John 19:38-42.

Embora Cristo tenha se tornado pleno homem desde que veio à terra, Ele sempre foi (absoluta e claramente) sem pecado em Sua vida

John 8:46; 2 Corinthians 5:21; Hebreus 4:15; 1 Peter 2:22; 1 John 3:5

3. SUA [perfeita] OBRA
Cristo veio a este mundo para morrer pelos pecados dos homens. Sobre a cruz, vicariamente [como substituto], Ele levou sobre Si os pecados dos homens e suas justas punições, para que eles pudessem ser salvos da penalidade e do poder do pecado, e da eterna punição no lago de fogo.

Isaías 53:4-6; Mateus 20:28; Mateus 26:28; John 19:30; 2 Corinthians 5:21; 2 Corinthians 8:9; 1 Tessalonicenses 1:10; 1 Peter 2:24; 1 Peter 3:18

Ao terceiro dia, Jesus Cristo literalmente (fisicamente, corporalmente) ressurgiu de entre os mortos.

Mateus 28; Mark 16; Luke 24:36-39; John 20:26-29; Atos 10:40-41

Esta ressurreição foi realizada por:

O Pai ~ 1 Tessalonicenses 1:10
O Filho ~ John 2:19-21
O Santo Espírito ~ Romanos 8:11

Posteriormente, a ressurreição foi pregada pelos apóstolos de Jesus.

Atos 2:27-32; Atos 3:15; Atos 4:10; Atos 5:30; Atos 10:40; Atos 13:34; Atos 17:31

Esta ressurreição física de Cristo não pode ser negada/ duvidada, senão o negador/ duvidante estará em grave erro e sua fé é vã.

1 John 4:1-6; 2 John 7-9; 1 Corinthians 15:14

Jesus Cristo literalmente ascendeu ao céu (para a presença do Pai) em um corpo ressurreto glorificado, e agora é o [único] mediador em favor dos homens [junto a Deus], e, um dia, Ele mesmo retornará à terra literal e fisicamente.

Atos 1:9-11; Atos 7:55; 1 Tessalonicenses 4:13-18; 2 Tessalonicenses 2:1; 1 Timóteo 2:5; 1 John 14:3



Phil V.
traduzido por Hélio
FONTE:http://solascriptura-tt.org/Cristologia/Cristologia-DoutrinaJesusCristo-PhilV.htm

quinta-feira, 3 de junho de 2010

SATANOLOGIA, a Doutrina sobre Satanás

A. Sua existência:

1. Ensinada em sete livros do Velho Testamento e reconhecido por todos os [nove] escritores do Novo Testamento.

2. Cristo reconheceu e ensinou a existência de Satanás (Mat 13:39; Luc 10:18 e 11:18).

B. Sua personalidade [é uma pessoa]:

1. Tem intelecto (Mat 4; 2Cor 11:3) -- cita as Escrituras.

2. Tem emoções (Apo 12) -- ira.

3. Tem arbítrio (resolução dependente da vontade) (2Cor 2:26; Isa 14; Mat 25:41 e 2Ti 2:26) -- moralmente responsável.

C. Sua natureza:

1. Um ser criado (Eze 28:14,15) -- Portanto tem que responder perante seu criador.

2. Um ser espiritual (Efé 6:11,12).

3. Foi um Querubim (Eze 28:14).

4. O ser angelical mais elevado (Eze 28:12).

5. Limitações:

a. Ele é uma criatura e por conseguinte, não é nem onipotente, nem onipresente nem onisciente.

b. Pode ser resistido pelos salvos (Tia 4:7).

c. Deus lhe colocou certas limitações (Jó 1:12).

6. Traços da personalidade:

a. É um assassino (Joã 8:44a).

b. É um mentiroso (Joã 8:44b).

c. É um pecador inveterado (1Jo 3:8).

d. É um acusador (Apo 12:10).

e. É um adversário (1Pe 5:8).

D. Nomes principais:

1. Satanás -- adversário (2Co 11:14 [; Zac 3:1; 1Te 2:18]).

2. Diabo -- caluniador (Mat 4:1).

3. Serpente -- enganador (Apo 12:9).

4. Lúcifer -- portador de luz (Isa 14:12).
[NOTA DO TRADUTOR em Isa 14:12: "Estrela da manhã" não é a melhor tradução, pois é título do nosso Senhor Jesus Cristo em Apo 2:28; 22:16. Deve ser adotada a tradução "Lúcifer", tal como está, por exemplo, em Bíblias da Reforma tais como a KJV(1611) e a SEV(1596). "Lúcifer" significa "portador da luz" ou "transportador da luz", e bem expressa o sentido de "01966 llyh heylel".]

5. Maligno (1Jo 5:19).

6. Dragão (Apo 12:17).

7. Príncipe deste mundo (Jo 12:31).

8. O deus deste século (2Co. 4:4).

9. Acusador dos irmãos (Ap 12:10).

10. Belzebu -- príncipe dos demônios (Mat 12:24).

11. Belial (2Co 6:15).

E. Queda de Satanás:

(compare. Ezequiel 28 e Isaías 14)

1. Seu pecado (Isa 14:5,12-15) -- "EU. . . ."

a. Eu subirei ao céu (Eu tirarei o lugar a Deus).

b. Eu exaltarei meu trono acima das estrelas de Deus (acima dos anjos).

c. Eu me assentarei no monte da congregação na banda dos lados do norte.

d. Eu subirei acima. . . das nuvens (a glória de Deus).

e. Eu serei semelhante ao Altíssimo. (Satanás queria ser o possuidor dos céus e da terra.) - O seu pecado foi a soberba (1Ti 3:6) e pode ser caracterizado como o de falsificar Deus (ser semelhante ao Altíssimo) [através do engano, tentar simular e imitar o poder de Deus, para, assim, receber a adoração devida a Ele e tentar tomar-Lhe o lugar, tentar ser igual a Deus] .

2. Seu castigo:

a. Expulso da sua posição original do Céu (Eze 28:16).

b. No jardim do Éden (Gen. 3:14-15).

c. Na cruz (Joã 12:31).

d. Barrado totalmente o acesso ao Céu durante [a partir de a metade de] a Septuagésima Semana de Daniel (Apo 12:7-13).

e. Confinado no abismo (Apo 20:2).

f. Lançado para dentro do Lago de Fogo (Apo 20:10).

F. Trabalho de Satanás relacionado com:

1. Deus:

a. Tenta opor-se ao plano de Deus em todas as áreas e por todos os meios possíveis.

b. Tenta falsificar o plano de Deus.

c. Tentou Cristo (Mat 4:3-11).

d. Possuiu o corpo de Judas para trair Cristo (Joã 13:27).

2. Descrentes:

a. Cega-lhes as mentes (2Co 4:4).

b. Rouba-lhes a Palavra dos seus corações (Luc 8:12).

c. Usa descrentes para se opor ao trabalho de Deus (Apo 2:13).

d. Reuni-los-á para a batalha do Armagedon (Apo 16:13-16).

e. Atualmente engana-os (Apo 20:3).

3. Crentes:

a. Tenta os crentes para mentirem (Atos 5:3).

b. Acusa e calunia os crentes (Apo 12:10).

c. Pode impedir o trabalho de um salvo (1Ts 2:18).

d. Tenta derrotar-nos através de demônios (Efé 6:12).

e. Tenta-nos para a imoralidade (1Co 7:5).

f. Semeia falsificadores entre os crentes (Mat 13:38,39).

g. Incita perseguição contra os crentes (Apo 2:10).

G. Defesas do crente contra Satanás:

1. Intercessão de Cristo (Heb 7:25; Joã 17:15).

2. Ter a atitude correta para com Satanás (1Pe 5:8 e Judas 1:8,9).

3. Estar vigilante contra Satanás (1Pe 5:8).

4. Tomar uma atitude de resistência contra Satanás, mas por vezes devemos fugir (Tia 4:7 e 2Ti 2:22).

5. Usar a armadura espiritual (Efé 6:11-18).

Gary E. Gilley, Pastor-teacher, Southern View Chappel, http://www.svchapel.org/svchapel.html

traduzido por: Humberto Rafeiro

FONTE:http://solascriptura-tt.org/Angelologia/SatanalogiaDoutrinaSatanas-Gilley.htm

DEMONOLOGIA, a Doutrina sobre os Demônios

A. Pontos de vista sobre a origem dos demônios:

1. A alma dos homens perversos que morreram (Gregos).

2. Espíritos duma raça pré-Adãmica.

3. Descendência [do intercurso] dos anjos caídos com as mulheres, antes do dilúvio (Gen. 6:1-4).

4. Aqueles anjos que seguiram Satanás na sua queda (posição bíblica).

Todos os Anjos

Anjos não-Caídos Anjos Caídos (demônios)
a. demônios livres
b. demônios confinados [2Pe 2:4; Jud 1:6]
c. demônios temporariamente confinados(Apo9:14 e Luc8:28-31)

B. Características dos demônios:

1. Seres espirituais (Mat17:18, compare com Mar 9:25).

2. Conhecem Jesus Cristo (Mar 1:24).

3. Conhecem o seu próprio fim (Mat 8:29).

4. Conhecem o plano da salvação (Tia 2:19).

5. Têm um sistema de doutrina (1Ti 4:1-3).

6. Imorais, perversos, imundos (1Ti 4:1-3).

C. Atividades dos demônios:

1. Em geral:

a. Tentam opor-se à obra de Deus (Apo 16:13-16 e Daniel 10:11-14).

b. Estendem a autoridade de Satanás (Efé 6:11,12).

c. Demônios podem ser usados por Deus para levar a cabo Seus propósitos (2Co 12:7; 1Ti 1:20; 1Co 5:5 e 1Sa 16:14).

2. Algumas em particular:

a. Podem infligir doença (Mat 9:33).

b. Podem possuir humanos (Mat 4:24).

c. Podem possuir animais (Mar 5:13).

d. Espalham falsa doutrina (1Ti 4:1).

e. Opõem-se ao crescimento espiritual dos filhos de Deus (Efé 6:12).

D. Possessão demoníaca:

1. Definição: Um demônio residindo dentro de uma pessoa, exercendo controle diretamente na mente/corpo dessa pessoa.

2. Resultado: Doença física ou deficiência (Mat 9:32,33), desarranjo/perturbação mental (Mat 17:15).

3. Marcas de possessão demoníaca de Marcos 5 (o endemoninhado gadareno):

a. Habitado por um espírito imundo (verso 2).

b. Força física invulgar (verso 3).

c. Ataques de fúria (verso 4).

d. Desintegração ou divisão da personalidade (versos 6 e 7). O endemoninhado correu para Jesus para obter ajuda, contudo gritava de medo.

e. Resistência às coisas espirituais (verso 7).

f. Poderes de clarividência (verso 7) -- sabia imediatamente quem Jesus era.

g. Alteração da voz (verso 9).

h. Transportação pelo ocultismo (verso 13) -- os demônios deixaram o homem e entraram nos porcos.

E. Destino dos demônios:

1. Temporariamente alguns estão confinados. Por exemplo, alguns que eram livres durante a vida de Cristo, foram lançados para o abismo (Luc 8:31) e serão libertos para fazerem a sua obra, durante os dias da Tribulação que se avizinha (Ap. 9:1-11 e 16:13-14).

2. Todos os demônios serão lançados com Satanás no Lago de Fogo, para sempre (Mat 25:41 e Apo 20:10).

Gary E. Gilley, Pastor-teacher, Southern View Chappel, http://www.svchapel.org/svchapel.html

traduzido por: Humberto Rafeiro

FONTE:http://solascriptura-tt.org/Angelologia/DemonologiaDoutrinaDemonios-Gilley.htm

quarta-feira, 2 de junho de 2010

ANGEOLOGIA, a Doutrina Sobre os Anjos [Bons]

A. Existência dos anjos:

1. Anjos são encontrados em trinta e cinco livros da Bíblia, e em duzentas e setenta e cinco referências.

2. Cristo ensinou a existência dos anjos (Mat 18:10; 26:53).

3. Os anjos são uma ordem distinta da criação e foi-lhes dado uma posição celestial, ou esfera, acima da esfera do homem (Sal 8:5; Heb 2:7-9; Apo 5:11; 7:11).

4. Anjo significa "mensageiro".
Eles são sempre referidos através do gênero masculino.

B. Criação dos Anjos

Colossenses 1:15-17


Anjos não são uma raça, mas uma hoste [exército].
Eles são filhos de Deus (Jó 1:6), e nunca de outros anjos.
Foram criados num determinado momento, antes da criação do mundo físico (Jó 38:6,7).
Os anjos foram criados num estado de santidade (Judas 1:6).
Eles são inumeráveis (Heb 12:22).

C. Personalidade dos anjos [cada anjo é uma pessoa]

1. Têm intelecto (1Pe 1:12).
2. Têm emoções (Luc 2:13).
3. Têm arbítrio [resolução dependente da vontade] (Judas 1:6 - capazes de deixarem o seu primeiro estado.

D. Natureza dos anjos:

1. São seres espirituais (Heb 1:14).

2. Não se reproduzem (Mar 12:25).

3. São masculinos exceto em Zac 5:9 (gênero feminino usado duas vezes).

[NOTA DO TRADUTOR:Assim como José sonhou com vacas gordas ingerindo vacas magras, mas tudo foi linguagem figurativa e tais vacas não existem realmente, assim também estas visões e linguagem de Zacarias são figuradas, não implicam que essas mulheres realmente existem e sejam anjos, nem que hajam anjos femininos.]

4. Não morrem (Luc 20:36).

5. São distintos dos seres humanos (Sal 8:4,5).
--Não são os espíritos dos mortos [embora os demônios finjam sê-los, no Espiritismo].

6. Possuem grande poder (2Pe 2:11).

E. Ministério dos anjos:

1. Para com Cristo:

a. Predisseram Seu nascimento (Luc 1:26-33).

b. Proclamaram Seu nascimento (Luc 2:13).

c. Protegeram-No enquanto bebê (Mat 2:13).

d. Fortaleceram-No após Sua tentação (Mat 4:11).

e. Preparados para O defenderem (Mat 26:53).

f. Rolaram a pedra e anunciaram Sua ressurreição (Mat 28:2,6).

g. Na ascensão de Cristo (Atos 1).

2. Para com os crentes:

a. Ajudam os crentes em geral (Heb 1:14).

b. Envolvidos em responder às orações (Atos 12:7).

c. Dão encorajamento (Atos 27:23-24).

d. Anjos da guarda (Heb 1:14 [acima]; Mat 18:10).

e. Observam a experiência dos Cristãos (1Co 4:9; 1Tim 5:21).

f. Interessados no esforço evangelístico (Luc 15:10; Atos 8:26).

g. Cuidam dos crentes na morte (Luc 16:22; Judas 1:9).

3. Para com os descrentes:

a. Miguel é o guarda de Israel (Daniel 12:1).

b. Envolvidos em executar o julgamento no período da tribulação (Apocalipse capítulos 8 e 9 [os 7 anjos com as 7 trombetas] e capítulo 16 [os 7 anjos com as 7 taças]).

c. Trazem castigo aos descrentes (Atos 12:23).

d. Envolvidos quando o Senhor voltar para estabelecer o Seu reino (Mat 13:39).

F. Classificação dos anjos:

1. Arcanjo -- Miguel cujo nome significa "Quem é como Deus" (Judas 1:9).

2. Anjos eleitos (1Ti 5:21).

3. Principados e potestades -- usado para todos os anjos e por vezes só em relação aos anjos caídos (Efé. 1:21; 3:10).

4. Querubim -- ou "criaturas viventes", que defendem a santidade de Deus da poluição dos seres pecadores (Gên 3:24; Êxo 25:17-20; Eze 1:1-18). Note também o propósito original para o qual Satanás foi criado (Eze 28:14).

5. Serafim (Isa 6:2-7) -- sempre adorando Deus.

6. O anjo de Jeová [O Anjo do SENHOR] -- são usualmente aparições de Cristo no Velho Testamento.

7. Gabriel (Luc 1:19).


Gary E. Gilley, Pastor-teacher, Southern View Chappel, http://www.svchapel.org/svchapel.html

traduzido por: Humberto Rafeiro

Fonte:http://solascriptura-tt.org/Angelologia/AngelologiaDoutrinaAnjosBons-Gilley.htm